A sétima arte e os irmãos Lumière
A invenção da fotografia, e sobretudo a da fotografia animada, foram momentos cruciais para o desenvolvimento não só das artes como da ciência, em particular no campo da antropologia visual.
O cinema é possível, graças à invenção do cinematógrafo pelos Irmão Lumière no fim do séc. XIX. Em 28 de Dezembro de 1895, no subterrâneo do Grand Café, em Paris, eles realizaram a primeira exibição pública e paga de cinema: uma série de 10 filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada, já que os rolos de película tinham 15 metros de comprimento. Os filmes até hoje mais conhecidos desta primeira sessão chamavam-se “A saída dos operários da fábrica Lumière” e “A chegada do comboio à estação Ciotat”, cujos títulos exprimem bem o conteúdo.
A sessão dos Lumière é aceite pela maciça maioria da literatura cinematográfica como o marco inicial da nova arte. O cinema expandiu-se a partir de então, por toda a França, Europa e Estados Unidos, através de cinegrafistas enviados pelos irmãos Lumière, para captar imagens de vários países.
Os irmãos Lumière, Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière nasceram em Besançon, na França, em 1862 e 1864 respectivamente. Foram eles que fabricaram o cinematógrafo (câmara de filmar), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.
O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projector de cinema, invenção que lhes tem sido atribuída mas cujo responsável terá sido Léon Bouly, em 1892, que terá perdido a patente, posteriormente registada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895.
Os irmãos Lumière, Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumièrenasceram em Besançon, na França, em 1862 e 1864 respectivamente. Foram eles que fabricaram o cinematógrafo (câmara de filmar), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.
O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projector de cinema, invenção que lhes tem sido atribuída mas cujo responsável terá sido Léon Bouly, em 1892, que terá perdido a patente, posteriormente registada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895.
Os irmãos Lumière fizeram um digressão com o cinematógrafo, em1896, visitando Bombaim, Londres e Nova Iorque. As imagens em movimento tiveram uma forte influência na cultura popular da época: “L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat” (Chegada de um Comboio à Estação da Ciotat), filmes de actualidades,”Lé déjeuner de bebé” (O Almoço do Bebé) e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços cómicos, como “L´Arroseur Arrosé”.
Os irmãos Lumière desenvolveram, ainda, o primeiro processo de fotografia a cores, o autocromo (‘’autochrome’’); a placa fotográfica seca, em 1896; a fotografia em relevo (1920); o cinema em relevo (1935); e a chamada ‘’Cruz de Malta’’, um sistema que permite que uma bobina de filme desfile por intermitência.
Trabalho realizado por:
Carolina Real, nº1
TCMRPP
Sem comentários:
Enviar um comentário