segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DA CÂMARA ESCURA À LANTERNA MÁGICA

Da Câmara escura à Lanterna mágica


Câmara Escura

A Câmara Escura projeta uma caixa fechada, com um pequeno orifício coberto por uma lente. Através dele penetram e se cruzam os raios refletidos pelos objetos exteriores. A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo, no interior da caixa. Seu princípio é enunciado por Leonardo da Vinci, no século XV, e o invento é desenvolvido pelo físico napolitano Giambattista Della Porta, no século XVI.
O furo permitia a passagem de luz e a formação de imagens dentro dela, sendo que a nitidez da imagem formada dependia do tamanho do furo: quanto menor o furo, mais nítida era a imagem. O efeito colateral era o escurecimento da imagem formada, pois um furo menor permite passar menos luz.
Novas idéias foram sendo adicionadas à câmara escura, como as lentes (para permitir que furos grandes pudessem produzir fotos nítidas) e o diafragma (para variar o tamanho do furo usado juntamente com as lentes). O aperfeiçoamento das câmaras escuras permitia que qualquer imagem fosse refletida perfeitamente num papel, e essa idéia foi muito usada por artistas, mas para fixar as imagens no papel, foi necessária a ajuda da química.



Lanterna Mágica

A Lanterna Mágica baseia-se no processo inverso da câmara escura. É composta por uma caixa cilíndrica iluminada a vela, que projeta as imagens desenhadas em uma lâmina de vidro. Foi criada pelo alemão Athanasius Kirchner, na metade do século XVII.
Alguns anos após a invenção da lanterna mágica, o dinamarquês Walgenstein substituiu, em 1660 o processo de iluminação por luz artificial. Apesar de ter constituído inicialmente uma forma de diversão, foi desde muito cedo utilizada como recurso pedagógico. 
O advento da fotografia e os processos de inversão do negativo em positivo permitiram uma maior facilidade e rigor na obtenção de imagens projectáveis, tornando-se os diaprojectores bons auxiliares no campo do ensino, passando a constituir um dos diferentes recursos educativos englobado pela expressão “meios audiovisuais”, sendo a técnica da projecção fixa.



Trabalho realizado por:

Carolina Real, nº1, TCMRPP.

Sem comentários:

Enviar um comentário